Texto

 1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios, 2 se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; 3 pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; 4 pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, 5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; 7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. 8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, 10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, 12 pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. 13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória. Efésios 3:1-13

Observação

Nestes primeiro capítulos da carta de Paulo aos Efésios, o apóstolo descreve o ministério da graça de Jesus onde pela sua morte e ressureição na cruz cumpre toda a Lei e justifica todos os homens, independente de sua origem, crença ou religião. A partir do momento que cremos Nele, e confessamos que Ele é o Filho de Deus que veio a mundo em carne, somos feitos co-herdeiros e co-participantes da promessa (v.6). Quando ele fala da dispensação do mistério que estava sendo liberadas aos gentios, fala da graça de Deus que estava sendo revelada inclusive àqueles que seriam improváveis de receber essa graça. Ele termina essa primeira parte falando mais uma vez sobre o acesso a esta graça que é por meio da fé e dando uma palavra de ânimo aos Efésios para que permaneçam firmes na fé.

Aplicação

Eu era deste povo que seria considerável improvável de conhecer a graça do Senhor, eu era um dos gentios que não participavam da promessa e nem eram co-herdeiros de Deus, mas um dia Cristo me resgatou e hoje faço parte da nação escolhida pelo Senhor. Hoje eu tenho a certeza de que sou herdeiro e co-herdeiro com Cristo pois a mim foi dispensado o mistério da Cruz.

Oração

Pai obrigado porque um dia o Senhor pensou em mim e me resgatou, obrigado porque para mim foi revelado este mistério que um dia estava oculto e hoje eu posso ser salvo por Jesus na cruz. Assim como Paulo eu quero levar a dispensação deste mistério aos que ainda não o conhecem. Graças te dou, amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima